
Matias Cardoso de Almeida, vindo na frente de Fernão Dias, faz as roças de milho, feijão, mandioca, etc, no local da atual Belo Vale. (Antonil).
DAS ORIGENS AOS DIAS ATUAIS
Belo Vale, município do estado de Minas Gerais, tem sua história entrelaçada com o ciclo do ouro e a formação das cidades históricas mineiras. Fundada no século XVIII, a cidade preserva até hoje um rico patrimônio arquitetônico e cultural que remonta aos tempos coloniais.
A arquitetura colonial, expressa em suas igrejas barrocas e casarões históricos, conta a história de um povo trabalhador que soube preservar suas raízes enquanto avançava para a modernidade. Antiga São Gonçalo da Ponte, o município foi o começo da história de Minas Gerais, marcando presença importante nos ciclos econômicos e culturais do estado.
PRINCIPAIS EVENTOS HISTÓRICOS

Matias Cardoso de Almeida, vindo na frente de Fernão Dias, faz as roças de milho, feijão, mandioca, etc, no local da atual Belo Vale. (Antonil).

Fernão Dias Paes funda um arraial com o nome de São Pedro do Paraipeva atual Vargem de Santana.

Com a descoberta de muito ouro, as roças de Matias Cardoso passam a serem denominadas de "Passagem do Paraopeba".

Manoel Teixeira Sobreiro e Manoel Machado terminam a construção da Igreja de "Santana do Paraopeba", e o arraial de São Pedro do Paraipeva passa à denominação de Sant'ana do Paraopeba. Em 04/04/1750, a Igreja de Sant'ana é provida de vigário.

Fica pronta a Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, no arraial do mesmo nome.

Fica pronta a Igreja de São Gonçalo da Ponte e o arraial da Passagem do Paraopeba, passa a ser denominado de "São Gonçalo da Ponte da Passagem do Paraopeba" ou apenas São Gonçalo da Ponte ou ainda de apenas Paraopeba. Em 1826, a Igreja de São Gonçalo é provida de vigário.

Uma fazenda rural complexa com arquitetura mineira setecentista, pertencente ao Barão do Paraopeba.

O povoado de São Gonçalo é elevado à condição de Distrito e é provido de vigário e em 04/07 de 1857 o Distrito é elevado à categoria de Freguesia

A Lei no. 1254, transfere para Sant'ana, a condição de Freguesia. Em 1870, São Gonçalo da Ponte readquire a condição de Freguesia e em 1880 perde a condição novamente. Em 1881, São Gonçalo torna a condição de Freguesia e sede de Paróquia.

O Distrito de São Gonçalo da Ponte da Passagem do Paraopeba passa a chamar "Belo Vale". Também nesse ano começam as obras da Estrada de Ferro Central do Brasil. Em 1938, Belo Vale é elevado à categoria de cidade (sede de município) pela Lei no. 48.148 de 17 de dezembro e Sant'ana do Paraopeba, passa à condição de distrito.

Tomou posse o Sr. Joaquim Rodrigues Silva no cargo de Prefeito Municipal, nomeado pelo então Governador do Estado Dr. Benedito Valadares. Neste mesmo dia, foi instalado oficialmente o Municípo de Belo Vale com os distritos de Santana do Paraopeba, Moeda e Côco.

O Distrito de Moeda se desmembra de Belo Vale passando cidade e o distrito de Côco passa a ser distrito de Moeda. Belo Vale adquire a condição do Comarca, em 1969 perde a condição de Comarca e logo em 1986, readquire a condição.

Lei municipal institui o Museu do Escravo para preservar a memória da escravidão na região. Em 1977 é inaugurado na Fazenda Boa Esperança e em 13 de maio de 1988, no centenário da abolição da escravatura, o museu é transferido para um prédio no centro de Belo Vale (prédio colonial projetado por Ivan Pavle Bojanic)

Investimento da prefeitura municipal na execução de dos serviços de reforma e restaurações, como a “Casinha Velha” (Vargem de Santana) e o Hotel Paraíso no Centro.
BIBLIOGRAFIA
Biblioteca Municipal
O prédio conta com três salas: uma sala VIP com pequena pinacoteca e móveis do final do século XIX; uma sala principal com 14 estantes metálicas que abrigam o acervo de livros; e uma sala multifuncional dividida entre o espaço de pesquisa, equipado com 10 carteiras duplas e 8 mesas de escritório, e a área de armazenamento, que reúne 10 estantes adicionais com coleções de menor uso e a Biblioteca do Escravo.
NOVIDADES E ACONTECIMENTOS

Belo Vale ganha, a partir de hoje, uma nova vitrine para sua história, sua cultura e suas potencialidades. Foi lançado
INFORMAÇÕES DA CIDADE
Descubra o patrimônio histórico, cultural e natural de Belo Vale (MG). Um portal dedicado à preservação e divulgação da nossa história.